sábado, 12 de julho de 2008

"Flores de plástico não morrem"

Lembrei de um filme que cita o significado de almgumas flores, achei muito interessante o que uma simples flor pode significar, a rosa, por exemplo, tem um significado para cada cor que possui. Mas hoje quero falar sobre uma flor que muitas pessoas não sabem que é uma flor, a Anêmona. Primeiro deixem-me contar uma história, sobre a criação dessa flor: Diz-se que, por ciúmes, o deus Aires transformou-se num javali e atacou até a morte o deus Adônis, amante de Afrodite. Afrodite que teve em Adônis sua maior paixão, após chorar muito, desesperada de dor, suplicou a Zeus que perpetuasse seu amor por Adônis. Sua súplica foi atendida: com o sangue do amado foi feita a anêmona, flor da tristesa e do consolo, de raríssima beleza, que floresce e vive por pouco tempo.
Uma história triste, não?
Do grego temos ANEMOS, que significa vento. Flor-do-vento, é como a anêmona é conhecida, pois ao abrir seus botões o vento arranca-lhe e dispersa suas pétalas. É uma flor de vida curta.
As flores podem ser simples ou ou dobradas e seu formato lembra as margaridas. Embora efêmeras elas têm um colorido lindo e variado, que vai do branco puro ou vermelho sangue, mas pode ser rósea, branca com manhas violáceas, branco amarelado, carmim, lilás, roxo e ainda rubro com pistilos pretos. Existe uma variedade chamada de chapéu-de-cardeal devido à sua tonalidade. As anêmonas são flores tóxicas e exigem cuidados com crianças e cães.
Representam, paradoxalmente, fragilidade e perseverança (essa última, coisa que tenho de sobra, que o diga uma certa pessoa). Mas também são flores relacionadas à tristeza e ao abandono.
Se conseguir lembrar eu irei postar uma flor por dia. Não vou dedicar a ninguém essa, a não ser a mim. O significado dela cai como uma luva, não quero ser pra sempre assim, quero ser uma margarida, elas parecem ser mais alegres.

1 comentários:

Kellynha*.* disse...

Deixa de tristeza menina
=D